logotipo_ofsO que é a OFS?

Como nasceu?

 Francisco nasceu em Assis, na região da Úmbria, Itália, em 1182. Teve uma infância, uma adolescência e juventude normais, até o dia que ouviu a leitura do Evangelho (MT. 10, 1-25) e decidiu colocá-loem prática. Empouco tempo muitos irmãos e irmãs desejosos de seguir o espírito do Evangelho uniram-se a Francisco. Nasce assim, em 1210 a Ordem dos Frades Menores (OFM) e em 1212 a Ordem de Santa Clara (as Clarissas). Foi também nessa época, que nasceu a Ordem Franciscana Secular – OFS, tendo como ideal viver o Evangelho lá onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares, que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceito na Ordem Franciscana Secular daquele tempo. Os patronos da Ordem Franciscana Secular são nada menos que um rei e uma rainha, que se fizeram pobres pelo amor a Cristo, nas pegadas de São Francisco: São Luiz IX rei da França e Santa Isabel da Hungria. Hoje quase todos os membros da Família Franciscana costumam usar o TAU como distintivo. São Francisco escolheu o TAU como sinal sagrado dos escolhidos de Deus.

 “Estou no meio de vós como aquele que serve.” (Lc. 22,27)

VOCAÇÃO DO FRANCISCANO SECULAR

 A Ordem Franciscana Secular – OFS reúne todos, casados e solteiros, que se sentem chamados ao seguimento de CRISTO na trilha de São Francisco de Assis para:

  • VIVER O EVANGELHO;
  • TESTEMUNHAR A FÉ;
  • RECONSTRUIR A IGREJA E A SOCIEDADE;
  • TER VIDA EM FRATERNIDADE;
  • LUTAR PELA JUSTIÇA, PAZ E ECOLOGIA;
  • AMAR E PROMOVER A VIDA AOS MAIS NECESSITADOS.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical.”

Papa João Paulo II

A FORMAÇÃO A formação franciscana comportará o estudo da Regra, síntese do Evangelho, passando do Evangelho à vida ao Evangelho. Você terá uma visão franciscana também dos valores deste mundo: economia, política, sociedade, família, etc.   VEJA UM TRECHO DA REGRA E DA VIDA DOS FRANCISCANOS SECULARES: “Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana e ainda por iniciativas corajosas, individuais e comunitárias, na promoção da justiça, em particular no âmbito da vida pública, comprometendo-se em ações concretas e coerentes com sua fé. Estimulem o trabalho como um dom e como uma participação na criação, redenção e serviço da comunidade humana. Em sua família vivam o espírito franciscano da paz, de fidelidade e respeito à vida, esforçando-se para fazer dela o sinal de um mundo já renovado em Cristo.”

(Regra e Vida, artigos 15, 16 e 17)

 

“E todo aquele que isto observar, seja repleto no céu da bênção do Altíssimo Pai, e seja na terra, cumulado com a bênção do seu dileto Filho.” São Francisco de Assis

  ORDEM FRANCISCANA SECULAR ONTEM E HOJE A Terceira Ordem Franciscana é própria para pessoas que vivem em suas famílias e exercem seus trabalhos em qualquer atividade. Essas pessoas podem ser solteiras ou casadas. Hoje em dia, com reforma da Regra, a Ordem Terceira é chamada Ordem Franciscana Secular. A partir da antiga Ordem Terceira, fundaram-se novas Congregações Religiosas Franciscanas de irmãos ou de irmãs, que constituem a Terceira Ordem Regular, a TOR. São religiosos, não seculares. Trabalham em hospitais, colégios, orfanatos, missões, catequese e na evangelizaçãoem geral. Tantoas congregações masculinas quanto as femininas, que constituem a TOR de São Francisco, tem por ideal realizar o desejo de Cristo: “Que todos sejam um, como tu, ó Pai, estais em mim e eu em Ti”. Quer dizer, a vida fraterna vivida em torno de Cristo. A vida fraterna é o centro donde estes religiosos partem para o mundo, alimentados e fortalecidos pela intercomunicação de seus valores pessoais, para servir ao povo de Deus. Esforçam-se para construir a fraternidade de fé, esperança e amor. Todos querem viver o Evangelho como Francisco viveu. Mas para ingressar numa das Ordens Franciscanas é necessário ter VOCAÇÃO, isto é, um chamado de Deus. Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em todas as circunstâncias, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã partilhada por mulheres e homens sem discriminação. Somos hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus, espalhado por todo o mundo. Você irmão, irmã, sente-se chamado por Deus para a vida franciscana? A Ordem Franciscana Secular CONVIDA você a participar das reuniões que acontecem todo o quarto (4º) domingo de cada mês às 15h na Capela Maria Imaculada.